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INFORMAÇÕES ÚTEIS

QUALIDADE DE VIDA: A MELHOR FORMA DE PREVENÇÃO

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Para manter uma vida saudável você deve realizar algumas mudanças em seu dia a dia. Elas reduzem/evitam fatores de riscos externos, relacionados ao ambiente, e os fatores relacionados aos hábitos, que favorecem o surgimento de doenças.

Siga as recomendações:

  • Controle o peso e combata o sedentarismo

Depois do tabagismo, a obesidade é o maior fator de risco evitável para o desenvolvimento do câncer. Ela está relacionada ao câncer de cólon, rins, vesícula, esôfago, pâncreas e mama. Adote uma dieta saudável e pratique exercícios. As atividades físicas podem ser realizadas de várias formas, levando o cachorro para um passeio, lavando o carro, caminhando até a padaria ou jogando bola com as crianças.

  • Proteja-se nas relações sexuais

Use preservativo, seja ele feminino ou masculino, em todas as relações sexuais. Quem não usa está mais sujeito a contrair doenças sexualmente transmissíveis, como a infecção por HPV, principal  causa do câncer de colo de útero. Além disso, alguns tipos deste vírus podem causar tumores no pênis, vulva, ânus e orofaringe.

  • Tenha uma alimentação equilibrada

O consumo excessivo de carne vermelha, frituras, corantes e carboidratos podem favorecer o desenvolvimento de doenças, como hipertensão, diabetes e câncer. O ideal é consumir carne bovina magra, peixe e frango sem pele, mais grãos e cereais integrais, e menos doces, embutidos e enlatados.

  • Evite sol em excesso

A pele é o maior órgão exposto do corpo humano. Para protegê-la do câncer, evite exposição prolongada ao sol (principalmente entre 10h e 16h). Use sempre filtro solar e, se necessário, chapéu e guarda-sol. É importante lembrar que o protetor solar não deve ser utilizado somente em situações de lazer, como a praia, piscina ou caminhada, mas todos os dias.

  • Modere o consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool aumenta o risco de câncer de boca, laringe, esôfago, fígado, cólon e reto, e de mama em mulheres.  Além disso, está associado a diversas doenças.  A Organização Mundial da Saúde recomenda, no máximo, uma dose por dia para a mulher e duas para o homem.

  • Pare de fumar

O cigarro tem mais de 4 mil substâncias, sendo 40 delas cancerígenas. [Quem fuma pode desenvolver tumores na boca, faringe, pâncreas, estômago, mama, intestino e, principalmente, pulmão. Além disso, o tabaco altera a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e o nível de oxigênio no sangue, diminui a percepção de cheiros e sabores e compromete a resistência física.

 

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